Toolbox

7 dez 2017

Arquitetura e Distribuição de serviços no setor de Trade Marketing Brasileiro

voltar para notícias

Com a evolução do varejo brasileiro e a preocupação das indústrias em executar estratégias de trade marketing no ponto de venda, serviços como o merchandising, auditoria e vendas ocuparam um espaço de extrema importância na conversão de produtos para o shopper. É através das atividades de execução nos canais que se garante que tudo o que foi pensado pelas áreas de trade, marketing e vendas, será refletido nas gôndolas das lojas. Por isso, há uma preocupação por parte das grandes empresas em montar e treinar o time de vendedores, supervisores, promotores, repositores, etc, para que lá na frente, seja garantida a visibilidade da sua marca no PDV. A falta desse tipo de atividade nas lojas pode resultar e perda de espaço para a concorrência e ruptura, impactando diretamente nas vendas nos seus produtos.

 

A Toolbox (www.toolboxtm.com.br) fez um panorama do cenário brasileiro atual no setor de serviços do Trade Marketing como um todo. O universo da pesquisa abrange os principais segmentos e fabricantes usualmente contratantes desse serviço e contratações realizadas diretamente pelo varejo de autosserviço. Foram utilizadas como fonte de dados: informações disponíveis no mercado (relatórios, associações, imprensa, etc.), pesquisas e estudos anteriores realizados pela Toolbox (fabricantes, segmentos e canais), checagens com especialistas de determinados segmentos e
análises e estimativas do time de consultoria da Toolbox.

 

O levantamento mostrou que as opções de serviços de merchandising e vendas normalmente contratados pelas áreas de Trade Marketing são: Reposição/Abastecimento; Auditoria de ponto de venda (PDV); e atendimento de vendas.

 

O que as indústrias esperam das agências que fornecem serviços de merchandising e vendas? Veja o que encontramos:

 

• Reposição/Abastecimento: Proporcionar melhor exposição de produtos no ponto de venda através de atividades de rotina como abastecimento e limpeza de gôndola, implementação de MPDV e busca por boas oportunidades no canal através de pesquisa sobre a concorrência.

 

• Auditoria: Validação de atividades desenvolvidas no PDV, com o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com o planejado ou estabelecido previamente pela empresa contratante.

 

• Vendas: Abordagem do público-alvo com o objetivo de explicar as características e benefícios dos produtos de maneira persuasiva, gerando a venda.

 

Como há muitas diferenças na relação trabalhista entre todos os modelos propostos (disponível no relatório integral), priorizamos 3 modelos de contratação de equipes por parte dos fabricantes de bens de consumo para esses serviços: modelo de contratação terceirizado (através de agência especializada), equipe própria (contratada diretamente pela empresa em regime CLT), ou misto (quando a equipe é composta por terceirizados e próprios).

 

67% dos principais 500 fabricantes de produtos de consumo contratam serviços de merchandising via agências especializadas. Nosso levantamento revelou que as 20 maiores agências são responsáveis por cerca de 60% do mercado de terceirizados, seja diretamente ou através de suas coligadas regionais.

 

merchan

 

No estudo, a Toolbox também estimou mercado de promotores no Brasil em 2017 em número de pessoas ativas. Os números são apresentados separadamente, entre contratados como terceiros, equipe própria ou modelo misto (próprio + terceirizado). Também são apresentadas quebras na estimativa do número de contratados por fabricantes via agências ou diretamente, no regime CLT, e os contratados pelos próprios varejistas.

 

Sua empresa está interessada em contratar algum desses serviços e não sabe qual o melhor modelo de contratação, estrutura, número de pessoas e custo para essa nova demanda? Não existe estrutura certa e errada, cada empresa demanda uma necessidade e a Toolbox pode ajudar sua área de Trade Marketing a tomar essas decisões.

 

Entre em contato conosco para ter acesso à íntegra da pesquisa, ou ainda para conhecer o produto Redesenho de Merchandising, no núcleo de Cultura da Toolbox.

 

contato@toolboxtm.com.br

PARTICIPE, COMENTE ENTRE NA DISCUSSÃO

Os comentários estão desativados.