Toolbox

14 dez 2017

Como estruturar uma área de merchandising eficiente e ter uma gestão inteligente?

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A Toolbox criou um workshop de Redesenho de Merchandising para auxiliar empresas a fazer a gestão inteligente de seus times de campo. Nesse workshop respondemos as perguntas mais importantes feitas por fabricantes de bens de consumo (continue lendo abaixo), apresentamos opções de atuação a partir de nossa vasta experiência em consultoria na área de Merchandising e ajudamos nossos clientes a definir o melhor modelo para sua marca.

 

A crise recente nos exigiu buscar investir melhor. A área de merchandising de 2018 deve ter mais inteligência e eficiência como metas principais a serem perseguidas pelas empresas de bens de consumo.

 

Em 2017, muitas marcas criaram conhecimento e entenderam o poder da execução no ponto de venda, não só isso, entenderam que a estratégia e inteligência por traz da execução faz toda a diferença. Tem sido assim há alguns anos e, aos poucos, a concorrência e a batalha por visibilidade tem ficado cada vez mais acirrada.

 

No post anterior, falamos sobre os principais serviços no setor de Trade Marketing e apresentamos alguns dados importantes referentes ao assunto. Dentre esses serviços, um deles, o Merchandising, merece uma atenção especial, e é sobre isso que iremos falar agora.

 

O primeiro passo para montar um time de merchandising é entender que ter uma equipe formada, sem uma gestão inteligente do negócio é um desperdício de recursos. Ter profissionais qualificados em campo, material de ponto de venda e produto no estoque é essencial. Entretanto, se a definição de horas homem por tipo de loja, roteirização, controle e processos de gestão, não forem determinados de forma estratégica e estruturada, a empresa corre o risco de fazer tornar o investimento em merchandising irrelevante para o negócio.

 

Sabendo da complexidade da gestão de pessoas em campo, decidimos analisar os diferentes modelos de contratação disponíveis para merchandising para auxiliar nossos clientes nas decisões da área.

 

Quando uma empresa decide terceirizar sua equipe de merchandising, há uma busca a ser feita pelas agências disponíveis no mercado e definir quais serão os critérios para contratar uma ou mais agências. Como saber qual é a melhor? Todas tem cobertura em nível nacional? Existem níveis de serviço? Como funciona a relação cliente-agência?

 

E se você decidir por contratação própria, sabe qual a estrutura interna mínima necessária para a gestão dessa equipe? Qual o custo de tê-la? A relação muda comparada a terceirizada?

 

Definido o modelo de contratação, a quantidade de horas homem, a roteirização (quais lojas serão visitadas, quantas visitas serão feitas por semana, quanto tempo levarão as visitas – tudo isso dependendo do tipo e tamanho do canal), a tecnologia necessária para controle, e todos as decisões que devem ser tomadas antes do promotor entrar na loja, é preciso decidir quais são as atividades deles na sua rotina para otimização máxima de tempo, evitando ociosidade? Dentro das atividades, o que deve ser documentado e informado para a matriz? Falando nisso, quem será a equipe interna responsável por analisar a base de dados enviados pelo campo? É através dessas informações que são descobertos as principais lacunas na execução.

 

Entre os temas abordados no workshop estão:

 

– Panorama do mercado de merchandising e benchmarks
– Definição de modelo de contratação
– Critérios de contratação de agências
– Custeio de merchandising e requisitos legais básicos
– Quantificação de recursos humanos por tipo de PDV/canal
– Break even para escolha dos canais que receberão visitas de promotores
– Nível de serviço e alocação de FTES
– Planejamento de sazonalidade
– Definição de atividades no PDV
– Ciclo de merchandising e vendas
– Processos de gestão de merchandising
– Treinamento de promotores
– Perfil e carreira de promotores de merchandising
– Otimização de trabalho de merchandising
– Consolidação de pesquisas de merchandising Grupo Toolbox será fornecido no final do treinamento

 

Se interessou? Entre em contato conosco para entender melhor a dinâmica do workshop criado pelo nossos núcleos de Transformação e Cultura. O escopo é personalizável e pode ser ainda mais profundo, dependendo da demanda da sua empresa.

 

Em 2018, se torne referência em gestão de equipe e execução no ponto de venda!

 

Contato:

 

contato@toolboxtm.com.br

 

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