Toolbox

11 out 2017

Implementando uma cultura de negócios centrada no cliente

case

DESAFIO

Nosso cliente, uma empresa global líder em papelarias e presente nas categorias de bazar e cuidados pessoais, buscava crescimento acelerado e em pouco tempo.

Desenhamos junto com o cliente a estrutura de trade marketing, os processos básicos e interfaces da área, as práticas de impacto mais imediato e abrangente, e a estratégia de go to market para capturar as oportunidades de mercado (crescimento), bem como as internas (eficiência).

METODOLOGIA

A partir de um cuidadoso diagnóstico interno, de canais e de marcas, a Toolbox conduziu uma série de workshops que endereçavam os principais desafios da empresa, da retenção de talentos à criação de campanhas promocionais.

A cada encontro, saíamos com um protótipo na forma de um canvas – simples e direto – do que fazer. Um consultor senior acompanhava os workshops garantindo a co-criação de protótipos prontos para serem colocados em prática imediatamente após cada workshop.

Entre os workshops semanais, nossos consultores rapidamente entravam em cena, alinhando os pontos em aberto, e aparando arestas. Ao final do processo, que durou três meses, a área de trade marketing estava renovada, e a empresa pronta para crescer de maneira sustentável.

 

ETAPAS

Diagnóstico Interno – inventário de oportunidades de canais – diagnóstico de influencia da marca com os shoppers da categoria – workshops para as principais “missões” estratégicas da empresa – e integração na cultura da empresa.

RESULTADOS

Revisão da estratégia e práticas de trade marketing, eliminando atividades não prioritárias para focar nas atividades geradoras de resultado.

Com a revisão dos processos, estrutura e interfaces de trade marketing foi possível atingir resultados superiores sem gastos adicionais.