Toolbox

25 out 2017

Redesenho de Merchandising: eficiência de execução no PDV

case

DESAFIO

Redesenho da equipe de repositores e promotores para aumentar cobertura de atendimento de merchandising, padronizar nível de serviço por tipo de ponto de venda, e evitar gastos desnecessários com roteiros mal elaborados.

Esse tipo de consultoria tática da Toolbox envolve a tomada de tempo de atividades, mensuração de eficiência de trabalho e comparações com benchmarks de mercado. Além disso, de acordo com as necessidades da marca, a Toolbox recomenda o modelo de atuação de PDV e potenciais parceiros de mão-de-obra e inteligência mais apropriados para cada canal e região.

Os resultados geram impactos de curto prazo nas despesas e aumentam a satisfação dos clientes com os serviços de merchandising.

METODOLOGIA

Nossos clientes nesse serviço são grandes empresas de higiene pessoal e limpeza que precisavam padronizar a execução de ponto venda, criar um critério para alocação de promotores em lojas de varejo, e definir melhor o modelo de merchandising/escolha de agências/formas de controle para suas equipes de promotores e coordenadores no campo.

Para responder a todas essas perguntas elaboramos uma metodologia quantitativa de métricas de atividades e tempos médios, de acordo com o tipo de varejo e volume de vendas (sell-out) nas lojas atendidas. Também avaliamos benchmarks de mercado para entender se a cobertura de lojas com merchandising era suficiente.

O cruzamento de dados internos, sell-out, tempos e atividades, nos permitiu entender a necessidade de horas-homem por tipo de loja, perfil de colaboradores e necessidade de coordenação. Com nosso expertise de mais de uma década em trade marketing, elaboramos um passo a passo da rotina dos promotores, revisamos roteiros, número de colaboradores, modelo de contratação, gestão, controle por sistema e ainda apontamos agências com melhor fit para a empresa nas regiões em que atuava.

ETAPAS

1- Tempos e atividades – pesquisa de campo (shadowing)

2- Benchmarks e análise de modelos de contratação

3- Scoring de agências potenciais fornecedoras

4- Recomendações de gestão, rotinas, roteiros e boas práticas

5- Análise de impactos financeiros e não financeiros

RESULTADOS

Os resultados mostraram significativa melhoria de custos, satisfação dos varejistas e KPIs internos de aderência ao manual de execução de PDV.