Toolbox

21 mar 2018

SXSW Edu 2018: A criação de espaços de aprendizado e a necessidade de segmentar o formato da educação

voltar para notícias

Para fechar a cobertura do SXSW Edu, achamos importante destacar dois outros temas que chamaram bastante atenção no evento: a criação de espaços de aprendizado e necessidade de segmentar o formato da educação.

 
Quando falamos de espaços de aprendizado não estamos necessariamente falando de espaço físico, mas de um ponto focal ou de convergência que estimule o aprendizado dos indivíduos. Um dos melhores cases nesse setor é o departamento de cursos online da Cambridge English Language, que durante a sessão mostrou um pouco da ciência (ou arte) de combinar o melhor do ensino a distância individual com estímulos de diálogo tanto em espaços digitais quanto em espaços presenciais.

 
Quando falamos de ensino a distância, no universo do Grupo Toolbox, já lembramos dos treinamentos corporativos e toda a tecnologia que as empresas estão utilizando para transmitir novos conhecimentos a equipes remotas. O ponto chave aqui é entender exatamente se estamos apenas falando de uma tecnologia/mídia de transmissão de conteúdo ou se estas ferramentas são mesmo espaços de aprendizado, pois esse é o diferencial para conseguirmos um retorno positivo no aprendizado das pessoas.
 
Os palestrantes trouxeram a importância de separar o que é de responsabilidade da ferramenta e o que é responsabilidade do educador/professor quando falamos de ensino a distância:

 

É de responsabilidade da tecnologia:

– dar acesso na hora e no lugar que o indivíduo quiser

– aumentar a variedade de conteúdos disponibilizados ao mesmo tempo

– gestão e coleta de dados de forma fácil ao longo do aprendizado

– evitar vieses de pessoas, de momentos, de grupos que normalmente os presenciais causam
 
É de responsabilidade do educador:

– contextualizar o aprendizado e definir o propósito do conteúdo

– definir quando colaborar, interagir, dialogar, mesmo que seja feito através de tecnologia

– gerar pensamento crítico

– construir raciocínio de aprendizado

 
Um bom exemplo de como isso se constrói acontece quando vemos discussões sobre criar uma área no aplicativo para as pessoas tirarem dúvidas ou um espaço para compartilharem boas práticas. No fim das contas, precisamos saber porque queremos que eles compartilhem boas práticas, qual o propósito deste tipo de conteúdo para gerar aprendizado e em qual frame de aprendizado macro essa ação vai impactar, caso contrário, é apenas mais uma tarefa, mais um conteúdo para “ocupar” a agenda das pessoas.

 

Quando pensamos em criar espaços de aprendizado ou inovar em educação, a segmentação do aprendizado ou a personalização dele em alguns casos se mostram muito importantes para melhorar o tipo e formato de conteúdo aplicado. Já estamos muito distantes do tal conteúdo massificado, e fica o aprendizado para as empresas de que não há problema em tratar as pessoas de formas diferentes em situações diferentes.
 
Uma forma de segmentar o público que achamos bastante interessante é o utilizado pela CIA, baseado na profundidade que o conteúdo precisa ser transmitido: eles chamam de Skimmers (quem só faz espuma), aqueles que precisam ouvir um conteúdo de forma simples, com pouca explicação e quase nenhum contexto; os chamados Swimmers (quem nada), são aqueles que precisam de um breve contexto e um link para aprofundar o conteúdo, para entender mais sobre aquele tema; e os Divers (quem mergulha), que são aqueles que precisam de imersão profunda no conteúdo e uma alta dose de contexto, referências e histórias complementares para entender.
 
Independente do perfil do seu público, deixamos aqui como mensagem final a importância de criar espaços de aprendizados e não apenas criar ferramentas e salas de aula, definir com clareza o propósito e contexto do conteúdo para quem for, e ter uma frame de aprendizado que funcione para o perfil dos alunos – tudo bem se precisar ter mais de uma opção ou opções para diferentes pessoas.
 

A Toolbox vem aperfeiçoando sua forma de compartilhar conteúdo e ajudar empresas a resolverem seus desafios através de workshops de cocriação. Quer conhecer nossos métodos e saber o que podemos fazer pela sua empresa?

 

Entre em contato conosco: contato@toolboxtm.com.br

PARTICIPE, COMENTE ENTRE NA DISCUSSÃO

Os comentários estão desativados.