Toolbox

9 mar 2018

SXSW Edu: saiba quais são os principais temas discutidos no evento

voltar para notícias

Dia 5 deu-se início mais um SXSW. Para quem não conhece, é a sigla para South By Southwest, uma conferência misturada com festival de inovação criado pra conectar profissionais e players de todo o mundo para falar sobre as principais tendências, movimentos, tecnologia e o futuro da inovação e a convergência disso tudo em diferentes universos. Do universo do design à moda, passando por alimentos e programação, todo o evento foi construído pensando nestes tracks, que ajudam os participantes a se localizar e selecionar os assuntos que mais interessam a eles.

 

 

Entre os dias 5 e 8 de Março, aconteceu exclusivamente em Austin o SXSW Edu, que reúne participantes que compartilham propósito, visão de futuro e objetivos relacionadas a educação, aprendizagem e futuro do trabalho em todas as suas formas. Nos próximos dias, vamos apontar as nossas apostas nesse setor, que possam ser traduzidas para o universo do Grupo Toolbox e de nossos clientes, ou seja, o processo de aprendizagem e tomada de decisão em temas complexos, principalmente aqueles que envolvem mudanças culturais dentro de empresas e times.

 

 

Antes mesmo do evento começar, só de mergulhar na agenda do evento, que possui mais de 500 sessões diferentes, já era possível identificar quais são os temas em destaque e qual seria o clima das conversas nos próximos dias. Separamos aqui, 5 assuntos que estão por trás da maioria das sessões que vamos participamos. Ao longo dos dias, contaremos com mais detalhes o que encontrando em cada um dos dias.

 

 

FUTURO DO APRENDIZADO E O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

 

É claro que AI estaria presente na maior parte dos temas, e se já se fala sobre esse tema influenciando a alfabetização, é claro que ele vai impactar a maior parte das estruturas de aprendizado e treinamentos do mundo. O maior impacto está relacionado a como a experiência de aprendizado pode ser reformulada com ajudado da Inteligência Artificial e um novo conjunto de habilidades se tornam necessárias para obter sucesso nessa jornada.

 

 

APRENDIZADO DE MÃO DUPLA

 

 

Assim como nós da Toolbox já percebemos, nosso papel de líderes no assunto está se tornando cada vez mais o de líderes de aprendizagem a medida que a direção da informação deixa de ser linear e vertical. Fica cada vez mais mais difícil dizer quem tem a autoridade para liderar um assunto ou ser o responsável por repassar o conhecimento. A liderança situacional na educação é apenas uma das frentes de como podemos reformular o papel de cada um no aprendizado e otimizar o conhecimento individual para melhorar a performance de grandes grupos.

 

 

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

 

 

Outro tema que aparece em diversas sessões é: como o espaço de aprendizagem se desconstruiu das salas de aula e videoaulas para abraçar o movimento Maker e a educação experimental. Conteúdos podem ser passados ao mesmo tempo que são desenvolvidos na prática, melhorando a habilidade cognitiva, mas também as comportamentais e emocionais, principalmente quando sabemos que um novo conteúdo será utilizado na prática e envolvemos outras pessoas que não tiveram acesso a esse conteúdo.

 

 

UPSKILLING OU A REVISÃO DE HABILIDADES

 

 

Como preparar as pessoas para lidar com situações que ainda nem existem? Algumas sessões discutem a importância da aproximação de escolas e empresas para compartilhar ideias sobre quais desafios estarão a frente. Repensar as habilidades e as ferramentas necessárias para resolver esses desafios estão entre os principais focos de empresas que atuam com inovação.

 

 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

 

 

O movimento mindfullness também aparece na conferência e traz a preocupação do aprendizado socioemocional para lidar com questões que se tornam mais relevantes com o passar do tempo, como o estresse, a distração direcionada, o vício à informação e atualização, dentre outros problemas atuais de comportamento. Esse tipo de aprendizado aparece como parte fundamental do “Aluno/Profissional Integral”.

 

 

Preparados para repensar a sua visão de aprendizado e educação? Acompanhe nossos artigos e posts para saber como esses temas estão evoluindo o mercado de trabalho e desenvolvimento de times e empresas.

 

 

A Toolbox está em constante movimento de aprendizagem e atualização e métodos para ajudar sua empresa a atingir objetivos através de nossos treinamentos e workshops. Quer saber mais?

 

 

Entre em contato conosco:

contato@toolboxtm.com.br

PARTICIPE, COMENTE ENTRE NA DISCUSSÃO

Os comentários estão desativados.