Oportunidades chave para empresas em 2022

Com a pandemia, tendências que estavam previstas para se desenvolver ao longo da próxima década aceleraram e se tornaram parte de nossas vidas em questão de semanas. Mudanças radicais no estilo de vida motivaram os consumidores a mudarem seus comportamentos para se adaptar ao novo período. Agora, no caminho para a recuperação, essa nova fase que estamos entrando pós pandemia exige de todos flexibilidade, resiliência e criatividade. Empresas precisam evoluir tão rápido quanto a mudança de comportamento dos consumidores. Assim, trazemos 3 oportunidades chaves para marcas obterem sucesso nesse novo cenário: sustentabilidade, varejo híbrido e conexão emocional com clientes.

Sustentabilidade

Os consumidores estão buscando fazer escolhas mais sustentáveis enquanto exigem ação e transparência das marcas. Como já reportamos, de acordo com a Euromonitor International, em 2021 "67% dos consumidores tentaram causar um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações cotidianas" . Pesquisas do Grupo Toolbox mostraram que consumidores concordam que a preocupação com sustentabilidade e redução de plástico é algo positivo e acham importante que mudanças relacionadas a sustentabilidade precisam ser comunicadas pela marca na embalagem.

Diante desse cenário há várias maneiras e caminhos que empresas podem seguir para suprir essa demanda. Investir em iniciativas de economia circular, como reciclagem, programas de aluguel ou revenda, pode agregar valor a sua marca e ao mesmo tempo impactar positivamente o meio ambiente. Novos canais de distribuição e modelos de negócio, como estratégias direct-to-consumer, parcerias com outros players de outros setores para compartilhar recursos etc. também são alternativas a serem exploradas.

Varejo Híbrido

A pandemia acelerou o movimento digital, impulsionando novos hábitos de consumidores que enquanto esperam uma boa experiência online, ainda valorizam interações humanas no relacionamento com as marcas. A busca por mais praticidade, rapidez e fluidez na hora da compra também demanda integração entre canais de venda e pontos de contato físicos e digitais – assim nascendo o modelo híbrido.

Com a volta a rotina de antes da pandemia já podemos ver que a loja virtual não substituirá a loja física e sim ambos os ambientes devem ser combinados para criar uma experiência de compra mais completa e personalizada. Desde simplificar a tecnologia para iniciantes, explorar novos canais de venda (como WhatsApp e Instagram) e até explorar o metaverso, personalizar experiências digitais com base no público-alvo é fundamental.


Conexão emocional com clientes

Relações apenas transacionais com os clientes não serão mais suficientes. Em um cenário com alta competitividade de preço e inovações, empresas se destacarão ao criar uma conexão emocional com seus clientes com experiencias únicas e personalizadas. Uma pesquisa realizada pela McKinsey descobriu que “experiências personalizadas impulsionam tanto a fidelização de clientes quanto o top line. Experiências altamente personalizadas ao cliente, quando oferecidas a milhões de clientes individuais usando dados proprietários, são difíceis de serem replicadas por concorrentes.” Quando bem executadas, tais experiências permitem que as empresas não só se diferenciem, mas também ganhem uma vantagem competitiva sustentável.

As empresas que conseguirem se adaptar e utilizar dessas práticas para se diferenciar frente aos clientes e gerar valor para seu produto, serão capazes de se manter relevante no mercado e interessante para o público.

Entender as novas tendências de consumo é essencial para prosperar nesse novo período pós-pandêmico. É importante entender o seu consumidor e Estudos de Shopper Insights podem ajudar a compreender o que move o seu cliente.

O Grupo Toolbox te ajuda a conhecer melhor seu consumidor e shopper e assim saber quais estratégias aplicar para crescer o seu negócio. Saiba mais sobre nossas ferramentas aqui.

 

Fontes:

Top 10 Global Consumer Trends 2022 – Euromonitor International (Jan 2022)

O que é varejo híbrido e como embarcar nessa tendência? – Livia Ferreira, Nuvemshop (Maio 2022)

Personalizing the customer experience: Driving differentiation in retail – Mckinsey (Abril 2020)

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O que podemos esperar dos consumidores nos próximos anos?