O novo papel das lojas físicas
Com a aceleração do movimento do consumo digital, muitos se questionam sobre o papel da loja física diante desse novo cenário. De acordo com uma pesquisa do Think With Google, durante a pandemia, as vendas via e-commerce aumentaram 61% no Brasil. Porém, isso não significa que consumidores estão abandonando a loja física. A pesquisa também mostra que 67% dos consumidores brasileiros não se importam com o lugar onde compram (online ou offline), desde que possam obter o produto que desejam e 82% gostam de comprar tanto online quanto em lojas físicas. O Google também aponta que por isso, tudo indica que as lojas físicas continuarão respondendo por 57% do crescimento e 82% das vendas totais até 2025.
Mas como melhor utilizar o espaço da sua loja física?
A resposta está na omnicanalidade. Em outros artigos apresentamos o conceito omnichannel e como ele se compara em relação a outras estratégias multicanais. Diante do cenário atual, para se destacar e obter sucesso, adotar uma estratégia omnichannel é essencial, entregando uma experiência integrada e consistente para o seu consumidor, coordenando todos os seus canais para que funcionem juntos, indiferente de onde e como ele se relacione com a sua marca. Sendo assim, as lojas físicas começam a ter um novo papel e pode ser aproveitada para continuar ocupando um lugar importante na jornada de compra do seu shopper.
Showroom – experiência diferenciada além da compra
Empresas que nasceram no ambiente digital também podem se aproveitar dessa estratégia. A Meta, por exemplo, abriu recentemente uma loja física na California para tentar atrair usuários do metaverso. De acordo com a própria Meta, consumidores poderão interagir com tudo (aparelhos, jogos, etc.) e poderão se ver no metaverso e compartilhar nas suas redes sociais. O objetivo do Mark Zuckerberg é “mostrar às pessoas o que é possível com nossos produtos hoje...e espero que desmistificar um pouco esse conceito no processo [do metaverso].”
As vantagens do omnichannel para sua empresa
As expectativas dos consumidores na experiência de compra mudaram. A pandemia acelerou o movimento digital, introduzindo várias formas de comprar online como o social commerce, vendas via WhatsApp, entre outras. Além disso, com a volta a vida ao normal, consumidores estão ansiosos para voltar às compras na loja física. Ou seja, consumidores estão mais conectados do que nunca e esperam que as marcas os encontrem independentemente de onde ele esteja.
Ter uma estratégia de omnichannel integrada entre os seus canais traz vantagem competitiva ajudando sua marcar a entender melhor seu consumidor e o que ele busca, melhorando seu relacionamento com o cliente. Oferecer vários pontos de contato e opções de canais de venda para o seu cliente durante a jornada também ajuda a aumentar suas vendas.
Proporcionar para o seu cliente uma experiência consistente e integrada independentemente da fase da jornada de compra ou o canal que seu cliente esteja interagindo com a sua marca, ajuda a construir uma forte lealdade do cliente com sua marca, economizar esforços e aumentar suas vendas.
Entender o comportamento do seu consumidor e avaliar os pontos de contato dele com a sua marca é essencial para aplicar uma estratégia omnichannel de sucesso. O Grupo Toolbox te ajuda a desenhar experiências efetivas (em canais físicos ou digitais) para capturar shoppers e consumidores, também como otimizar a relação com os canais de venda para melhorar os seus resultados, entre outras ferramentas. Para saber mais sobre nossas ferramentas, acesse o nosso site ou fale com o nosso time.
Fontes:
Omnichannel: entenda o que é e por que sua empresa deve ficar de olho nessa estratégia - Resultados Digitais, 2021
The Future of Commerce Trend Report - Shopify, 2022
What is Omnichannel? - Oracle Brasil