O que influencia o shopper na hora de tomar uma decisão no ponto de venda?
É inegável que existem novos comportamentos de consumo pós-pandemia. Os shoppers hoje estão cada vez mais informados, conscientes e exigentes em relação ao quê, quando, como e onde comprar. Ao mesmo tempo em que vivemos um momento econômico de incertezas, o mercado está cada vez mais competitivo. Com os compradores cada vez mais multi-canal as lojas físicas estão tomando um novo papel voltadas à experiência, com serviços mais customizados e espaços menores. Isso tudo faz com que uma execução mais precisa no ponto de venda seja extremamente importante para o sucesso.
Alguns fatores influenciam o comportamento do Shopper na loja e as decisões que vão ser tomadas na frente da gondola. O primeiro fator é a missão de compra. O motivo que o Shopper está indo às compras influencia na escolha do canal de compra (tipo de loja) e no comportamento e escolhas do comprador dentro da loja. As principais missões de compra são de abastecimento, reposição, emergência, consumo imediato e de ocasião especial. As compras de abastecimento normalmente são planejadas e geralmente maiores, de produtos para o abastecimento da casa. Compras de reposição são compras realizadas entre as compras de abastecimento ou compras do mês, para repor produtos que estão acabando. Compras de emergência, são compras de última hora de algum produto que possa ter acabado. Compras de consumo imediato, normalmente são compras para suprir uma necessidade ou desejo e pode ser por impulso ou não. E compras de ocasiões especiais, são compras de um ou mais produtos fora do usual devido a uma ocasião especial (almoço ou jantar especial, churrasco, viagem etc.) A missão de compra do Shopper é um dos fatores mais influentes na decisão do canal, pois indica a que o Shopper pode dar mais preferência como: conveniência, variedade, qualidade, experiencia, preços baixos, promoções, lançamentos etc.
O nível de planejamento para a compra de uma categoria ajuda a entender se uma ativação deve ser feita antes da ida na loja (no momento de planejamento dessa compra) para categorias mais planejadas, ou dentro da loja para categorias menos planejadas. De acordo com o estudo da Nielsen, “em geral, 61% das compras são planejadas, 17% das compras são feitas por impulso e 22% das vezes o shopper já sabia que precisava do produto mas lembrou apenas no ponto de venda, o que pode variar muito para cada tipo de produto.”
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Fontes:
A hora certa de ativar o Shopper – Nielsen
Execução perfeita, a retomada do foco no Ponto de Venda – Mercado & Consumo, 2022