Qual a diferença entre omnichannel, multichannel, cross-channel e como escolher a melhor estratégia para o seu negócio?
Em outro artigo apresentamos algumas tendências de comportamento de consumo levantadas pela Euromonitor International previstas para os próximos anos e estratégias que marcas podem adotar para se manterem relevantes diante desse novo cenário. Descobrimos que as pessoas estão mais dispostas a comprar de marcas que ressoam com elas por conta de localização, valores da empresa ou sustentabilidade. A pandemia acelerou o movimento digital, impulsionando novos hábitos de consumidores que enquanto esperam uma boa experiência online, ainda valorizam interações humanas no relacionamento com as marcas.
A busca por mais praticidade, rapidez e fluidez na hora da compra também demanda integração entre canais de venda e pontos de contato físicos e digitais. Em uma pesquisa global realizada pela Shopify, “54% dos consumidores afirmaram que estão mais dispostos a buscar sobre um produto online e comprá-lo offline, enquanto 53% estão mais dispostos a procurar um produto na loja física e realizar a compra online.” Ou seja, estar presente em apenas um canal, seja ele online ou offline, não é mais o suficiente para empresas obterem sucesso e se destacarem.
Com tantas estratégias disponíveis, é comum confundir os significados e aplicações de: omnichannel, multichannel e cross-channel. Enquanto todas trabalham com mais de um canal, normalmente online e offline, a escolha de quais canais e o nível de integração entre eles difere.
Qual a diferença entre omnichannel, multichannel, cross-channel?
Com tantas opções disponíveis, como saber qual estratégia investir para sua marca?
Primeiro é importante entender suas personas, quem é o consumidor da sua marca? O que move esse consumidor? Quais são seus hábitos? Qual o seu canal ou canais de preferência? Respondendo essas perguntas, entre outras, ajuda a entender qual a melhor forma de atender as necessidades desse shopper sem arriscar perder a credibilidade da sua marca. Descobrir onde ocorre os pontos de contato do seu público-alvo com a sua marca irá ajudar o seu negócio a selecionar os canais que precisa estar presente para atender seu shopper e por onde começar a integrar os diferentes canais de venda.
Porém não adianta estar presente em todos os mesmos canais do seu público sem que sua empresa consiga entregar a melhor experiência em todos eles. É importante avaliar o que a sua empresa consegue entregar, onde sua empresa consegue oferecer a melhor experiência e os canais mais eficientes e mais importantes para o seu consumidor.
Entender o comportamento do seu comprador e avaliar os pontos de contato dele com a sua marca é essencial para aplicar uma estratégia de marketing de sucesso. O Grupo Toolbox te ajuda a desenhar experiências efetivas (em canais físicos ou digitais) para capturar shoppers e consumidores, também como otimizar a relação com os canais de venda para melhorar os seus resultados, entre outras ferramentas. Para saber mais sobre nossas ferramentas, acesse o nosso site ou fale com o nosso time.
Fontes:
Omnichannel: entenda o que é e por que sua empresa deve ficar de olho nessa estratégia - Resultados Digitais, 2021
The Future of Commerce Trend Report - Shopify, 2022